A febre das corridas de rua


Um par de tênis, uma camiseta e um calção jogados no banco de trás do carro, uma folga antes ou depois do expediente e pronto. Isso basta para que se pratique o esporte.

Um pequeno olhar mais atento pelas principais ruas e parques da cidade e você perceberá, correr é uma febre. 
Seja em parques, nas ruas, no calçadão da praia ou mesmo em esteiras ergométricas em casa.
Cada vez mais pessoas estão aderindo à corrida para melhorar a saúde e a qualidade de vida.

As corridas de rua ganham mais adeptos a cada dia. Fácil, prazerosa e barata – basta um bom par de tênis para praticar o esporte.
Pessoas de qualquer idade, sexo e crença podem praticar.

A atividade ajuda a amenizar ou controlar fatores, diabetes e colesterol , muitas pessoas notam melhora no sono e no estresse. É uma atividade que libera bastante endorfina, dá prazer e ainda ajuda a emagrecer.
Correr, enfim, torna o sujeito mais saudável.

E também é uma preocupação crescente para muitas empresas às voltas com aumentos nos custos de saúde provocados por altos níveis de estresse e sedentarismo de seus funcionários.

O calendário está tão cheio que passou a ter provas noturnas.
Boa parte dos eventos acontecem nas manhãs de domingo. Mas os que preferem dormir até mais tarde podem participar de corridas como as da Fila Night Run, que são realizadas à noite e terminam com shows que se transformam em verdadeiras baladas.
As pessoas se encontram em um ambiente onde todos pensam, agem iguais e muitas vezes ainda servem de espelho para conquistas pessoais.

O crescimento no número de pessoas que aderiram à corrida de rua proporcionou a criação de algumas 
empresas especializadas no assunto, as assessorias esportivas. Lá, os profissionais de educação física e fisioterapia montam o treinamento mais adequado, um treino individual baseada no tempo disponível de cada corredor. Uma planilha prescrevendo os treinos é enviada por e-mail. O aluno pode fazê-los sozinho ou em grupo nos muitos horários de encontro previstos em locais ao ar livre. Acompanham de perto o ritmo do treino e também prestam apoio nas provas em que o cliente participa. Os avanços e as dificuldades podem ser discutidos com o treinador nessas ocasiões ou por e-mail e telefone.

Muitas assessorias atendem também as empresas que investem em programas de qualidade de vida para seus funcionários.

O patrocínio das empresas abriu um enorme mercado para diferentes profissionais, desde grandes empresas que organizam os eventos até personal trainers que capacitam seus alunos, além de rádios, revistas, blogs, portais, fotógrafos, fornecedores de frutas, bebidas e do kit do atleta.

De acordo com a última pesquisa encomendada pela Corpore à consultoria Crowe Horwath RCS, em 2009, o envolvimento com o esporte faz com que o volume de gastos de um corredor possa ultrapassar R$ 5 mil por ano na aquisição de produtos, mensalidade de assessoria esportiva, inscrições em provas, compra de alimentos, bebidas e suplementos vitamínicos , acessórios para corrida, fora os tênis, relógios, etc...
Esse valor pode ser ainda maior, se consideradas as viagens para participar de provas em outras cidades e no exterior.


Sobrevivendo das premiações

Terminar em primeiro numa prova de dez quilômetros pode representar até R$ 3.000 no bolso. É atrás dessas premiações que muitos atletas se dedicam exclusivamente às corridas de rua.


Está esperando o que?

Coloque o tênis, procure orientação e faça parte do esporte com mais praticantes no Brasil.



Referência:
http://www.corpore.org.br/cws_exibeconteudogeral_4908.asp